Hugo Tannus Furtado de Mendonça

Código: 281792

Nascimento Porciúncula, RJ, 10 nov 1932

Falecimento Porciúncula, RJ, 16 jan 2013

Irmão:
Diogo Furtado de Mendonça (? - ?)

Está no site:
http://alerjln1.alerj.rj.gov.br/scpro15
19.nsf/1061f759d97a6b24832566ec0018d832/
9b1d66812b817f208325814c0075cc44?OpenDoc
ument

PROJETO DE LEI Nº 3068/2017

EMENTA:
ALTERA A LEI N° 3.658, DE 03 DE OUTUBRO DE 2001, DENOMINANDO O HOSPITAL ESTADUAL VEREADOR MELCHIADES CALAZANS COMO HOSPITAL DE TRAUMATOLOGIA E ORTOPEDIA DOUTOR HUGO TANNUS FURTADO DE MENDONÇA
Autor(es): Deputado MARCIO PACHECO


A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
RESOLVE:

Art. 1º - O art. 1º da Lei nº 3.658, de 03 de outubro de 2001 passa a ter a seguinte redação:
“Art. 1º O Hospital Estadual Vereador Melchiades Calazans, no Município de Nilópolis, com endereço a Rua João de Castro nº 1250, bairro Cabuís, passa a ser denominado como Hospital de Traumatologia e Ortopedia Doutor Hugo Tannus Furtado de Mendonça”; (NR)

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


Plenário Barbosa Lima Sobrinho, 22 de junho de 2017.

Márcio Pacheco - Deputado Estadual



JUSTIFICATIVA

Este Projeto de Lei tem o intuito de alterar o nome do antigo Hospital Estadual Vereador Melchiades Calazans, que ficou fechado durante um longo período, para ter nova denominação como Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Doutor Hugo Tannus Furtado de Mendonça, inaugurado em junho deste ano, tendo em vista a mudança total das características e finalidades da antiga unidade hospitalar na região da baixada fluminense, promovida pela Secretaria Estadual de Saúde, atendendo a orientações técnicas, com 70 leitos e capacidade de 300 cirurgias por mês, além de oferecer outros procedimentos especializados, exames e consulta.
Neste sentido o município de Nilópolis encaminhou expediente solicitando fosse alterado a denominação do antigo hospital, para atender ao forte anseio da população nilopolitana em homenagear proeminente médico, morador de Nilópolis, que dedicou toda sua vida profissional no atendimento médico cirúrgico aos munícipes, conforme breve currículo ora apresentado.
Hugo Tannus Furtado de Mendonça, nascido em Porciúncula, no dia 10 de novembro de 1932, filho de Felisberto Furtado de Mendonça e Angelina Tannus de Mendonça.
Estudou em colégio interno em Leopoldina, posteriormente, dirigiu-se para Niterói para fazer o vestibular, hospedando-se em uma pensão. Em Niterói, aos 18 anos, apresentou uma grave infecção no seio espenoidal, com expulsão do globo ocular, ocasionando a prorrogação para o ano seguinte do exame de vestibular, sendo um dos primeiros colocados no curso de Medicina na antiga Faculdade Fluminense de Medicina. Graduando-se em 1958.
Casou-se com Vera Lúcia Cruz Alves em 30 de maio de 1959, namorada desde a época do pré-vestibular. Ela formada em odontologia pela mesma Faculdade Fluminense.
Juntos foram morar no município de Nilópolis, apostando no potencial de crescimento desta cidade chamada Nilópolis, seguindo os passos do irmão mais velho, Diogo Furtado de Mendonça, proeminente dentista a época.
Doutor Hugo tinha um sonho, construir a melhor Casa de Saúde da Baixada Fluminense. O esforço para conquistar e tornar isso realidade, custou-lhe um infarto do miocárdio aos 29 anos de idade.
Aos poucos foi ganhando a confiança dos moradores locais, da sociedade médica e da classe política.
Prestou relevantes serviços públicos na área da saúde aos munícipes de Nilópolis. Trabalhou também no Hospital Estadual Carlos Chagas, onde desenvolveu trabalho científico sobre hérnia crural, sendo submetido e aprovado no concurso de professor Docente Livre em Clinica Cirúrgica pela Universidade Federal Fluminense em 1976, fazendo carreira como médico na Baixada Fluminense. Era membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões
Dr. Hugo sempre teve muito orgulho do legado que construiu, do envolvimento na área da saúde e cirurgia com a cidade de Nilópolis, sendo inclusive, por conta da sua representação, presidente do Rotary Clube.
Era chamado pelos colegas de "canivete de turco", pois apesar de ser uma pessoa doce e calma, encarava destemidamente as cirurgias e vivenciava os resultados bons e ruins com as famílias, atuando com amor pelos pacientes e pela profissão que resolveu abraçar.
Aos 56 anos, já com os três filhos formados em medicina, após um processo infeccioso inicialmente abdominal e depois sistêmico, e a realização de uma polêmica cirurgia de coluna cervical, de emergência, por suspeita de compressão medular ... que jamais foi encontrada, saiu tetraplégico desta cirurgia, em 19 de agosto de 1989.
Viveu dignamente durante anos, graças ao amor infinito, inteligência e dedicação incansável de sua grande companheira de vida, Dra. Vera Lúcia.
Aos 78 anos, foi diagnosticado com tumor de sigmoide, já com Metástases hepática. Foi brilhantemente operado pelo Dr. Kanaan, ficou bem durante um ano, porém a doença avançou, e Dr. Hugo, naturalmente foi cansando.... sempre lúcido e muito inteligente. Veio a falecer ao lado da família no dia 16 de janeiro de 2013, aos 80 anos de idade.
Contamos com o apoio de nossos pares para aprovação deste propositura parlamentar.

Sobrenome Furtado
Sobrenome Mendonça
Sobrenome Tannus
Sobrenome Furtado de Mendonça

Fonte: Maurício Infante de Mendonça (Brasília)
Árvore genealógica Parentes próximos Famílias às quais pertence